Série: 4-Xtremes – The World Tour
Aventuras offroad no Brasil
Entre o calor, as cascatas e paisagens espetaculares, Mike e Andrea exploram o Brasil com o seu Axor.
Olá, RoadStars, continuamos em viagem pelo Brasil e seguimos rumo ao norte.
Queremos percorrer os primeiros 1000 km rapidamente, mas mesmo assim fazemos duas paragens. No Parque Estadual de Vila Velha exploramos formações de arenito com mais de 300 milhões de anos. A nossa próxima paragem é o Parque Histórico de Carambeí, um museu ao ar livre dedicado aos imigrantes holandeses que se estabeleceram na região em 1911.
Ao passear pelo recinto, aliás, nunca deixamos de ser observados — por uma coruja-buraqueira, uma coruja especial que vive e nidifica no solo.
- 1
- 2
- 3
- 4
- 6
- 5
Um resfresco bem-vindo
Após longas etapas de condução, refrescamo‑nos várias vezes em pequenas cascatas. Com mais de 35 graus à sombra, isso é um verdadeiro luxo à tarde. Depois, seguimos rumo ao norte para o estado de Minas Gerais.
Percorremos dias a fio ao longo de plantações de café, pois aqui se encontra a maior região de cultivo do país: mais de 50 % do café brasileiro (na sua maioria Arábica) é produzido aqui.
Offroad em viagem
Após um longo percurso, chegamos finalmente ao planalto da Serra da Canastra. Aqui conduzimos o Axor pelos estreitos trilhos offroad fora do parque nacional. A pista é especialmente estreita ao pé da serra, pelo que por vezes questionamos a nossa decisão.
Mais tarde, a vegetação diminui e o caminho torna‑se mais descontraído. Subimos até aos 1 200 m de altitude e maravilhamo‑nos com uma paisagem completamente nova. Com alguma sorte pode‑se até ver aqui lobos‑guará e tamanduás‑bandeira gigantes.
- 7
- 1
- 9
- 2
- 5
- 3
- 4
- 6
Uma viagem arriscada
Durante vários dias serpenteamos pela serra. Várias vezes o Mike tem de inspecionar as pontes antes de passarmos, porque em lado nenhum está indicada uma tonelagem e suspeitamos que por aqui não passam muitos camiões.
Não a conseguimos avaliar bem o suficiente, e o risco simplesmente não vale a pena.
Equipa Risco ou Equipa Cautela – vocês teriam atravessado a ponte? Contem-nos nos comentários!
Gostaste deste artigo? Diz-nos!